segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INDIQUE UM FILME ( O VENCEDOR)

O Vencedor é aquele tipo de filme que você já viu umas 30 vezes na sua vida, mas ainda assim funciona. A Academia e os críticos gostam de filmes de boxe, isso é inegável. A razão de O Vencedor estar entre os indicados à melhor filme do ano é porque o filme é consistente, de fato. Porém, não traz nada de diferente. O longa se sustenta basicamente porque tem um elenco em completa sintonia e que entregam atuações acima da média. A Imagem Filmes antecipou a estréia do filme no Brasil que estava marcada para 11 de fevereiro, e que agora chegará aos cinemas uma semana antes, dia 04. 



A película é baseada numa história real que aconteceu lá nos Estados Unidos. Alice Ward (Melissa Leo) é casada e mãe de nove filhos. São sete mulheres e dois homens. Estes dois são lutadores de boxe. O mais velho, Dickie Ward (Christian Bale), já teve seus dias de glória e é considerado uma lenda local por ter derrotado Sugar Ray. Agora Dickie é um viciado em crack, que perdeu suas chances de se tornar o campeão mundial e treina seu irmão mais novo, Mickey Ward (Mark Wahlberg). Com tantas besteiras e muitas vezes o decepcionando, Mickey resolve largar sua mãe e seu irmão, deixando-os de lado e sendo treinado por outra pessoa. Para a mudança de rumo, Mickey tem total apoio de sua namorada, a bartender Charlene (Amy Adams).

O filme se foca bastante no conflito com a família. Mickey é uma pessoa e se esforça ao máximo para não confrontar sua mãe e seu irmão, em especial. Durante dez anos ele apostou e confiou neles, porém nada de bom aconteceu em sua carreira e por causa dos atos impensáveis de Dickie, Mickey acabou tendo sua mão fraturada, colocando sua carreira em risco. Mas é claro que sobra espaço para ir em busca do sonho de ser campeão mundial e um lutador de verdade. E se você prestou atenção no título em português, leu alguma coisa sobre o filme ou até mesmo conhece a história de Mickey "Irish" Ward, você sabe como vai acabar.


              Não sobra muita coisa para David O. Russell fazer. Ele segue certinho o manual de regras que a Academia tanto gosta. Cinebiografias já ganham muita atenção e vai naquele estilo. Família pobre e problemática. Logo após aparece o amor da vida do protagonista, então algo muito ruim, quase trágico acontece. Então há a necessidade de reparar os erros. Lá está o personagem de Wahlberg seguindo sua vida adiante rumo ao topo e o a figura de Bale toma jeito. No final, o sucesso. Tudo muito simples, óbvio, mas que funciona bem nas mãos de Russell.
             No entanto, o que faz com que O Vencedor se destaque é o seu elenco. Melissa Leo e Wahlberg estão bem, mas os destaques são Amy Adams e Christian Bale. Enquanto a garota vem mostrando ano após ano o seu talento, Bale consegue esmiuçar todas as emoções e chama a luz do holofote para ele. Sua performance beira o brilhantismo, mostrando seu lado mais sensível e inocente, algo que seu personagem necessita. Uma das melhores atuações do ator em sua carreira e que deve render-lhe vários prêmios, incluindo o Oscar caso Geoffrey Rush não ofusque seu brilho pelo papel em O Discurso do Rei.                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário